Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Le Petit Prince



Fiz uma leitura um tanto quanto inusitada essa semana. Perdido em meus devaneios cotidianos, ler um bom livro pareceu-me melhor opção do que ouvir meus pensamentos um tanto quanto revoltados no momento. Lembre-me de uma antiga recomendação que minha mãe fizera: um livro que ela lera diversas vezes durante sua infância e talvez parte da adolescência, e devido a tatas leituras do mesmo, citava-o constantemente. Resolvi tentar.

Logo de cara vi que não se tratava de um livro puramente infantil. Uma linguagem rica, pefeitamente elaborada e alinhada a uma simplicidade surpreendente. Elementos que suavemente combinados proporcionaram a mim uma leitura tranquila e envolvente. Contive-me, e apreciei cada frase, cada mensagem trazida pelo livro. Só pra constar, está entre os 100 livros do século do Le Monde.

Pocurei então a parte do texto que melhor poderia transcrever e compartilhar com você caro(a) amigo(a), mas achei melhor complementá-la com uma passagem da Bíblia em que Jesus é indagado quanto a quem é maior no Reino dos Céus. Pra quem quiser fazer a leitura completa, encontra-se em Mateus 18:1 a 14. Cuide da sua criança interior. Jamais abandone-a.

Em um certo momento, os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: Quem é o mais importante no Reino do Céu? Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança.

- Estão perseguindo os primeiros viajantes? Perguntou o príncipezinho (ao guarda-chaves, que despachava os trens).
- Não perseguem nada, disse o guarda-chaves. Estão dormindo lá dentro, ou bocejando. Só as crianças esmagam o nariz nas vidraças.
- Só as crianças sabem o que procuram, disse o príncipezinho. Perdem tempo com uma boneca de pano, e a boneca se torna muito importante, e choram quando a gente toma...
- Elas são felizes... Disse o guarda-chaves.

Trecho do Capítulo 22 de "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry.


"SEJA FELIZ" - Rafael Lyra Boy

2 comentários:

  1. "Seja feliz" é o que digo sempre a todas as pessoas!

    Ótima leitura, AMO esse livro e muitas de suas mensagens "infantilizadas" são, na verdade, absurdamente enriquecedoras para quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir!

    Deus te abençoe sempre!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe sempre tambem! Adoro suas visitas!

    Beijo!

    ResponderExcluir