Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Le Petit Prince



Fiz uma leitura um tanto quanto inusitada essa semana. Perdido em meus devaneios cotidianos, ler um bom livro pareceu-me melhor opção do que ouvir meus pensamentos um tanto quanto revoltados no momento. Lembre-me de uma antiga recomendação que minha mãe fizera: um livro que ela lera diversas vezes durante sua infância e talvez parte da adolescência, e devido a tatas leituras do mesmo, citava-o constantemente. Resolvi tentar.

Logo de cara vi que não se tratava de um livro puramente infantil. Uma linguagem rica, pefeitamente elaborada e alinhada a uma simplicidade surpreendente. Elementos que suavemente combinados proporcionaram a mim uma leitura tranquila e envolvente. Contive-me, e apreciei cada frase, cada mensagem trazida pelo livro. Só pra constar, está entre os 100 livros do século do Le Monde.

Pocurei então a parte do texto que melhor poderia transcrever e compartilhar com você caro(a) amigo(a), mas achei melhor complementá-la com uma passagem da Bíblia em que Jesus é indagado quanto a quem é maior no Reino dos Céus. Pra quem quiser fazer a leitura completa, encontra-se em Mateus 18:1 a 14. Cuide da sua criança interior. Jamais abandone-a.

Em um certo momento, os discípulos chegaram perto de Jesus e perguntaram: Quem é o mais importante no Reino do Céu? Jesus chamou uma criança, colocou-a na frente deles e disse: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no Reino do Céu. A pessoa mais importante no Reino do Céu é aquela que se humilha e fica igual a esta criança.

- Estão perseguindo os primeiros viajantes? Perguntou o príncipezinho (ao guarda-chaves, que despachava os trens).
- Não perseguem nada, disse o guarda-chaves. Estão dormindo lá dentro, ou bocejando. Só as crianças esmagam o nariz nas vidraças.
- Só as crianças sabem o que procuram, disse o príncipezinho. Perdem tempo com uma boneca de pano, e a boneca se torna muito importante, e choram quando a gente toma...
- Elas são felizes... Disse o guarda-chaves.

Trecho do Capítulo 22 de "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry.


"SEJA FELIZ" - Rafael Lyra Boy

terça-feira, 1 de março de 2011

Oração do Acampante [pré-JV]




Vem aí o Acampamento de Carnaval para Jovens! A todos os felizardos acampantes (ou QG’s) que conseguiram vaga, meus parabéns! Infelizmente, só irei no próximo ano, pois quando eu voltei da temporada Teens já não haviam vagas. Dedico a vocês, pessoas felizes, esse texto.


Deus,


Tu és um cara muito legal. Desde já agradeço tua generosidade por conceder-me grana, tempo, transporte e vaga para o acampamento. Foi tenso conseguir arranjar tudo. Agora, com todo respeito, venho pedir-te algumas coisas. Pra começar, peço que acalme meu coração. To morrendo de saudade dos meus amigos acampantes (e talvez um ou dois QG’s), afinal, não os vejo desde a última temporada. E por incrível que pareça, o nível de afeição entre nós é sempre diretamente proporcional ao quanto moram longe de mim. Por isso, não permita que eu tenha um infarto fulminante e estrague o acampamento dos meus amigos. Senhor! Que meus colegas de quarto sejam pessoas organizadas, limpas e se possível compreensivas com meu sono. Mas se não forem, dá-me paciência e guarde meus lábios. Pensando bem, peço que me conceda disposição para aproveitar cada minuto no acampamento, sem o tal do sono. Por falar em organização, me manda providencias, Oh Deus! Para que eu consiga arranjar a última peça da minha fantasia que não está completa. E conceda-me força sobrenatural para que consiga fazer com que tudo caiba na minha mala, agora, e ainda mais ao final do acampamento. Acho que to pedindo muito por mim... Então, para os QG’s e pessoas responsáveis pelo acampamento, agradeço pela vida deles! Sem eles nada andaria. Que o Senhor possa concedê-los uma dose tunada de energia intravenosa para que aguentem firme todos os dias que passaram lá (e que me aguentem também). Ajuda os músicos também, concedendo-lhes inspiração para suas improvisações, melodias e harmonias. Que seus dedos não venham a sangrar por causa dos muitos ensaios, e que tenham paciência de tocar a mesma música dezenas de vezes. Somos insistentes e insaciáveis. Ajuda o pessoal da cantina que sempre nos prepara um bom alimento, e o pessoal da limpeza que é tão compreensivo quando pedimos um pano ao derramar alguma coisa no chão (ou encima de alguém). E agora, peço pelas pessoas que estarão trazendo sua palavra. Que possam ser instrumentos em suas mãos, que a mensagem venha a impactar meu interior, e que todas as minhas experiências ali naquele acampamento sejam inesquecíveis. Ajude-me a fazer novas amizades, a lembrar as letras e as dancinhas das músicas de roda, e principalmente e aguentar a pressão de subir a rampa e encarar o mundo real. Que eu não viva apenas a emoção do acampamento, mas que eu possa viver o JV na minha vida, a cada dia, onde eu estiver. Mas Deus, se eu tivesse que resumir minha oração em um pedido apenas, já escolhi bem minhas palavras. QUE ESSE SEJA O MELHOR ACAMPAMENTO QUE EU JÁ FUI NA MINHA VIDA! Amém!


Manterei contato!

O Acampante.