Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

epifania.

Já faz um tempo que venho pensando em um texto para o blog. Um bom tempo mesmo. E então encontrei uma questão vagando entre meus devaneios: O que será que eu tenho pra dizer e que os acampantes precisam ouvir? E então fiquei estático.

Comecei a me julgar hipócrita. Falando tantas coisas, montando tantas linhas de pensamento e tantos argumentos. Alguns fortes, bem fundamentados. Outros fracos, facilmente questionados e derrubados. Senti vergonha; me senti pequeno em um mundo tão grande. Comecei a me questionar se em meio a tantas pessoas eruditas ou com o dom da palavra, logo eu teria que falar. Nem sabia o que falar com Deus. E então, epifania.

Eis que me veio um texto à mente. Tiago 4:3.

Deus nos faz um convite a usar a razão. A pensar antes de pedir. E será que temos pensado? Comecei a lembrar do momento em que termino de escrever, posto o texto no blog e começo a ler. Percebi que meus textos são pra mim também. E o que falta? Do que será que eu preciso? Como posso melhorar?

Uma das passagens mais impressionantes da bíblia fala exatamente sobre isso: 1 Reis 3:3 a 14. A verdade é que o crescimento espiritual está diretamente ligado ao culto racional a Deus (Romanos 12:1 e 2). Salomão em um momento de sagacidade absurda pediu sabedoria, podendo pedir qualquer outra coisa no mundo.

Então, uma frase, pra mim e pra você: busque conhecimento.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quem me tocou?

Muitas pessoas já ouviram a história da mulher que tinha um fluxo de sangue e tocou em Jesus, mas gostaria de compartilhar com vocês um ponto de vista diferente. pra quem quiser conferir, a história encontra-se em Marcos 5:21 a 43.

Vamos entender o contexto. Jairo, que era um homem muito influente, e pede um favor pessoal a Jesus, que prontamente se dispõe a ajudar. Eles então, começam uma jornada em direção à casa de Jairo. 

A Mulher, cujo nome não é citado, sofre de um mal físico. Uma hemorragia crônica, um fluxo de sangue que não só causava dores físicas, como o constrangimento e a humilhação. Era uma mulher reclusa da sociedade, e sequer podia falar com as pessoas. Quiçá tocá-las. E em seu silêncio constante, que talvez tenha durado muitos anos, ela apenas ouvia de tudo. Até que certo dia ela ouve a notícia de que o famoso Jesus passaria por ali. Ela começa então a confabular um plano. Ela planejou vencer seus medos, passar em meio a multidão, e numa tentativa desesperada, iria com todas as suas forças tentar alcançar Jesus. Mesmo que fosse reprimida, contida, pisada, afastada. Mesmo que a xingassem. Tudo o que ela queria era tocar em Jesus, pois sua fé a fazia acreditar que fazendo isso, aluma coisa extraordinária iria acontecer. Nem passava por sua mente a possibilidade de receber um não. Era tudo ou nada. Tudo, com toda certeza.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quem sou eu?

    

     Sempre falamos em como devemos agir, como resolver tal situação, como enfrentar os problemas da vida. Mas quando ninguém está vendo, quem você tem sido? Na sua casa, na sua roda de amigos, na escola, trabalho, faculdade e afins, quem é você?
     É muito fácil apontar o dedo e começar a falar dos outros quando esquece de olhar para si mesmo. Principalmente quando desconhece o estado de qualquer um. Mas você se conhece, não é? Sabe o que faz de certo, ainda mais de errado. Pode até se fazer de vítima, mas sabe a verdade, e Deus também. Talvez você até veja algo em você que não gosta, mas não consegue mudar. Fica buscando aprimorar o seu eu, mas sem sucesso. Que tal pedir uma ajudinha a Ele? Afinal, Ele nos conhece melhor do que nós, Ele sabe suas vontades e seus anseios.
     Busque, aprenda, mude. Começe a prestar atenção ás coisas que acontecem a sua volta. Tente mostrar o que você é, a quem você serve, e pelo seu caráter, pelo seu testemunho, alcançar outras. O seu comportamento é o que conta, e não só na frente das pessoas. Também não adianta ser hipócrita.  Esse é o ministério de todo cristão. Você não precisa ir pra outro país pra falar de Deus, só precisa mostrar com a sua vida, que Ele é o único. Que só Ele é capaz de mudar e realizar seus sonhos. Que com ele não é tudo mais fácil, mas temos a certeza de que tudo vai dar certo, porque Ele está no controle. E então você vai ver, que é o mais importante é ser.

Érika Tostes

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Para que serve um barômetro?


Anda circulando pela Internet uma historinha falsa, mas muito edificante. Nossa versão foi retirada do site do professor de ciências da computação Valdemar Serzer, da USP. Uma versão em francês (também reproduzida no site) afirma que a história é do começo do século.

Há algum tempo recebi um convite de um colega para servir de árbitro na revisão de uma prova de física que recebera nota zero. O aluno dizia merecer nota máxima. Professor e aluno concordaram em submeter o problema a um juiz imparcial, e eu fui o escolhido.

Chegando à sala de meu colega, li a questão da prova: Mostre como se pode determinar a altura de um edifício bem alto com o auxílio de um barômetro. A resposta do estudante foi a seguinte: Leve o barômetro ao alto do edifício e amarre uma corda nele; baixe o barômetro até a calçada e em seguida levante, medindo o comprimento da corda; esse comprimento será igual à altura do edifício.

sábado, 6 de agosto de 2011

CONITEEN 2011 JÁ COMEÇOU!

Bom dia gente!!!
Como já foi dito, o Coniteen (Congresso realizado pela Igreja Batista do Braga em Arraial do Cabo) teve seu início ontem.
Pra você, como eu, que não se organizou antes, pode acompanhar tudo pela net. Viva a tecnologia!!! 




Mesmo de longe, Deus pode falar ao seu coração! Acompanhe e não perca tempo.
Você pode assistir tudo AQUI!  
 Que Deus abençoe todos! Tenham um ótimo final de semana na presença do Senhor!!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bela para sempre!

Era uma vez...

Contos de fadas, novelas, mídia, filmes etc. Tudo muito belo e interessante. Todos parecem ter uma magia que, de certa forma, consegue atingir diferentes públicos. Mas, infelizmente, na maioria das vezes podemos encontrar algo neles que não nos agrada... “O padrão de beleza” que foi imposto por uma sociedade que, a meu ver, queria “destruir” a mente de qualquer pessoa.

Não se achar dentro desse “padrão de beleza” é a coisa mais comum entre a maioria das pessoas. Mulheres que não são magras e não tem corpão e homens que não possuem a famosa barriga tanquinho. Até quando? Quem foi que impôs isso para a sociedade? Quem que, na época, tinha o “poder” para estipular um padrão a ser seguido?

Infelizmente muita gente tem feito loucuras para chegar ao ponto tão desejado e se esquecem de levar em conta que o INTERIOR é MUITO mais importante.

Mas...

E aí? Dessa vez eu vou fazer diferente... Não vou ficar escrevendo o que você deveria fazer, pois quem sou eu pra falar sobre isso? Que mulher que, por mais que não demonstre, não se preocupa com o peso? Fazer o que se crescemos com uma repressão de que devemos ter um corpo que às vezes não nos pertence? É complicado quando você é criado no meio de uma sociedade que te pressiona a ser quem você não é, e isso pode acarretar em vários problemas, como os psicológicos.

Pense, mas pense mesmo... Será que você tem cuidado da sua alma como cuida do seu corpo?

Acredite, você pode ser muito mais importante. Ter um corpo bonito não trará total felicidade!
Jesus pode te dar uma beleza interior que será para SEMPRE e que fará os outros muito mais felizes! 

Raquel Lima

Minorulandia: A Ilha

A Ilha

Nos despedir é diferente. Não sei... O Homem não foi educado para despedidas. Se despedir de alguém é complicado. É interessante. Hoje eu estou me despedindo de umas 200 pessoas, as quais passaram quase um mês comigo –cada uma com segmentos maiores ou menores de presença-.


Estou neste momento sentado num lugar alto. Lá embaixo uns choram. Lá embaixo alguns riem e choram. Há aqueles que cantam alto e fingem encarar com destreza tudo isso. Outros agora também choram aqui a minha esquerda. Alguém ao fundo também, assim como eu, observa. Aquele não chora.