Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quem me tocou?

Muitas pessoas já ouviram a história da mulher que tinha um fluxo de sangue e tocou em Jesus, mas gostaria de compartilhar com vocês um ponto de vista diferente. pra quem quiser conferir, a história encontra-se em Marcos 5:21 a 43.

Vamos entender o contexto. Jairo, que era um homem muito influente, e pede um favor pessoal a Jesus, que prontamente se dispõe a ajudar. Eles então, começam uma jornada em direção à casa de Jairo. 

A Mulher, cujo nome não é citado, sofre de um mal físico. Uma hemorragia crônica, um fluxo de sangue que não só causava dores físicas, como o constrangimento e a humilhação. Era uma mulher reclusa da sociedade, e sequer podia falar com as pessoas. Quiçá tocá-las. E em seu silêncio constante, que talvez tenha durado muitos anos, ela apenas ouvia de tudo. Até que certo dia ela ouve a notícia de que o famoso Jesus passaria por ali. Ela começa então a confabular um plano. Ela planejou vencer seus medos, passar em meio a multidão, e numa tentativa desesperada, iria com todas as suas forças tentar alcançar Jesus. Mesmo que fosse reprimida, contida, pisada, afastada. Mesmo que a xingassem. Tudo o que ela queria era tocar em Jesus, pois sua fé a fazia acreditar que fazendo isso, aluma coisa extraordinária iria acontecer. Nem passava por sua mente a possibilidade de receber um não. Era tudo ou nada. Tudo, com toda certeza.


Jesus falava de fé. E então Jairo recebe a notícia de que não adiantava mais, que a filha dele já estava morta. Jesus então fala com ele: Creia, somente

Eis, que em algum momento, seus mundos se cruzam. A Mulher junta suas forças, e inicia sua jornada até o Mestre. Passa entre algumas pessoas sem ser notada. Mas Jesus ainda estava longe. As pessoas percebem sua presença, e começam a tentar contê-la. E quanto mais tentam afasta-la, mais ela se esforça. Não teria uma segunda chance. E então, já prostrada no chão, ela consegue ver uma veste diferente, e esticando ao máximo seu braço, toca nela. Jesus, sente que foi tocado, e que dEle saiu virtude. 

Ele já a havia curado fisicamente. Mas então, surpreende a todos quando pergunta quem o tocou. Os discípulos acham isso um absurdo, afinal Ele estava rodeado de pessoas. Mesmo assim, sabia quem era que o havia tocado.

Jesus quebra o silêncio daquela mulher. Depois de anos sem falar, Ele a convida a se pronunciar em meio a multidão. Ele a introduz de volta à sociedade, e todos aqueles que a reprimiram passam então a ver sua vitória.

Posteriormente, Jesus concedeu a ressurreição física à filha de Jairo, e a cura da Mulher. Porém, mais surpreendente que sua cura física: Jesus a concedeu ressurreição social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário