Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Palavras ao vento


“E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”
Tiago 5:15

            Dessa vez fiquei matutando bastante sobre o que falar. A página do Word cansou de ficar aberta no meu computador. Escrevi rascunhos, deletei. Criei várias vezes no pensamento, esqueci. E não consegui encontrar as palavras certas pra dizer o que queria. Então decidi falar sobre uma coisa que já aconteceu comigo e contigo, provavelmente.
            Acontece que, obviamente, as pessoas são diferentes umas das outras. O que já causa um certo conflito. As pessoas falam diferente, pensam diferente, agem diferente, e, na maioria das vezes, entendem diferente. Pode não estar entendendo o que quero dizer, mas pense no poder que suas palavras tem, positivamente e negativamente. Pense em quantas vezes você disse uma coisa e entenderam errado, ou mesmo disseram e você confundiu tudo nessa sua linda cabecinha peralta. Quantas vezes te falaram uma coisa, até meio boba, e te deixou sorrindo o resto do dia, simplesmente por te fazer sentir importante.
            As palavras podem libertar e oprimir, alegrar e entristecer, fazer viver e fazer morrer, aliviar e angustiar, rir e chorar, incentivar e esmorecer, amar e odiar e assim tantas coisas mais. Mas além do conteúdo das palavras, existe a forma de como elas são ditas. Muitas vezes queremos falar uma coisa, mas a forma ou a nossa expressão acaba nos traindo. Por que as palavras bonitas não bastam. Qual é o segredo da boa comunicação, o número de palavras? Com certeza, não! Um dos segredos do saber falar é falar com a vida, com paixão, com os olhos, com os gestos, com o silêncio, com a alma. Esses dias um amigo me disse que as pessoas são insubstituíveis, e realmente o são. Quanto mais você pensar assim, mais valor dará a elas, e melhor serão seus relacionamentos através das palavras.
            Pode até lhe parecer um pouco esdrúxulo eu - uma pessoa que quase não fala (ironia) - falando sobre palavras. Mas acredite, isso já aconteceu muito comigo. Amizades feitas, desfeitas e abaladas por palavras. Relacionamentos completamente sacudidas, até mesmo na própria igreja. Porque palavras machucam muito mais do que um simples sopapo. E quando uma palavra é dita, não há como voltar a trás. Está feito. Então começa a parte de trabalhar o perdão, por mais que as coisas nunca voltem a ser como antes, lembre-se daquela frase: “A começar em mim”.
           Comece a pensar em suas palavras, no peso que elas exercem nos outros e no modo que entende o que os outros dizem. Falar o que pensa é um ato de coragem, assim como pedir perdão. Muitas vezes deixamos as coisas passarem, sem resolver, mas continuam nos abatendo toda vez que lembramos. Mas por meio da graça e do perdão, Deus tira de nós o peso do pecado. E o perdão é justamente pra isso, pra tirar aquele incomodo q nos acompanha. Por mais que a situação não se resolva, o perdão é o primeiro passo para a cicatrização total do machucado. E nada que uma boa conversa - sem brigas - não resolva.
            E você o que tem te incomodado? Lembrou-se de algum amigo? Já pediu perdão hoje? Que tal começarmos a usar as palavras para trazer alegria às pessoas que estão ao nosso redor?

Érika Tostes

4 comentários:

  1. muito bom ver que conversas de acampamento e pós-acampamento dão frutos belíssimos, como esse texto ;)
    Segue trechos de uma música que eu acabei de ouvir e que tem ligação com o texto: (Canção do Perdão - Danni Distler)
    "(...) Certa vez alguém disse que perdão se dá de graça
    Mesmo que não se mereça
    Perdoar é reflexo de amabilidade implícita no ser (...)"

    ResponderExcluir
  2. Éééé, Senhor, fala comigo todos os dias, de preferência assim, com palavras sábias e cheias de ternura!

    Deus te abençoe sempre, Erika!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Brigada Saato, seus comentários sempre me dão um pouco mais de força pra continuar escrevendo!

    E agradecimento especial pra Maah que me ajudou a organizar as idéias! haha' Você é uma figura amiga, adoros as internas!

    Beijo lindas!

    ResponderExcluir
  4. Não precisa agradecer querida!!!
    ser QG tbm é isso sabia?!?! ;)
    adoro demais as internas!!!

    continuem assim, Deus tem inspirado os corações!!!
    parabéns!

    bjs

    ResponderExcluir