Quando você começa um grupo, aceita um chamado ou apenas monta um projeto, está completamente empolgado, começa a ter várias idéias e planos e mais um monte de coisa que, se não anotar, provavelmente vai esquecer depois. Traça metas e reúne o máximo de pessoas para colaborar com a causa. E então de imediato você pensa: só tenho que ter cuidado pras coisas não esfriarem. Você está a mil por hora, e graças a Deus por isso.
Mas então vem os empecilhos. E é até natural acontecerem crises quando há mais de uma pessoa, sendo pra Deus então, é aí que o bicho pega. Com o tempo você começa a ficar sobrecarregado, não tem mais tempo para cuidar nem de si mesmo. E de repente você percebe que passou dos limites. E o que fazer quando isso acontece? Precisamos mudar nossa cultura, pois se não cuidarmos de nós mesmos como teremos condições de cuidar do próximo? Muitas vezes dizemos para os amigos procurarem ajuda, damos milhares de conselhos e nós mesmos ignoramos isso, parece que não estamos nos ouvindo falar. Os pensamentos geram os comportamentos, por isso que é importante mudar e enxergar que não precisamos ser sempre 100%.
Para se desenvolver uma boa liderança é necessário desenvolver qualificações indispensáveis para o Líder. É necessário ter visões diferentes a respeito de um mesmo problema. Precisamos aprender que nossas idéias podem ser aperfeiçoadas e a discordar das idéias sem rejeitar a pessoa que as formulou. Não deixar as críticas afetarem o trabalho e a disposição. Ser humilde, reconhecer o valor dos outros, desenvolver o trabalho em equipe e ser o primeiro a dar o passo para reconciliação. E acima de tudo, colocar Deus na frente. Um problema? Peça ajuda a Deus. Uma boa idéia? Agradeça a Deus. Porque quando as coisas ficam difíceis, Ele é o único que pode mesmo ajudar.
E sua vida, como anda? Deus está mesmo à frente do negócio?
Érika Tostes.
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