Páginas

domingo, 4 de dezembro de 2011

#JV2012

Fazer 542 roupas caberem em uma mala de 20 quilos (fora as roupas e fantasias dos jantares)?
Viajar 382 km ouvindo pagode e comendo trakinas com guaravita?
Fazer preparamento físico para encarar Os Canibais?
Comprar remédio pro coração pra aguentar a tensão de rever os amigos que moram longe?
Comprar a barra de chocolate para o jantar de gala (latino)?
Acreditar que poderei ir mesmo que todas as circunstancias digam que não?
Virar noites preparando o sermão? 
Treinar ate sangrarem os dedos? 
Transformar suor e sangue em vidas transformadas? 

Meus caros...


#ACAMPANTEDEVERDADE E #QGDEVERDADE UNIDOS!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

o caminho.



"Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."
Agostinho de Hipona

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Funny The Way It Is


Deitado no parque em um dia bonito
Raios solares na grama e as crianças brincando
Bombeiros passam com as sirenes vermelhas ligadas
A casa de alguém está queimando
Em um belo dia como esse
E a noite vêm e esta indo embora
Logo à frente um carro vai
Com as janelas abaixadas
E essa música de guerra está tocando
Porque não podemos ser amigos?
Alguém esta gritando e chorando
No apartamento acima

Como é engraçado
Se você pensar sobre isso
Alguém esta com fome
Enquanto alguém come fora
Como é engraçado, não é certo ou errado
O coração de alguém esta partido
E isto se torna a sua canção favorita

O modo como a sua boca se sente
No beijos de um amante
Como um belo pássaro na brisa
Ou a água com o peixe
A explosão de uma bomba faz um prédio
Cair ao chão
Ouça a risada
Enquanto as crianças brincam de guerra

Como é engraçado
Se você pensar sobre isso
Uma criança caminha 10 milhas para a escola
Outras abandonam
Como é engraçado, não é certo ou errado
No último suspiro de um soldado
O seu filho nasce

Sobre uma ponte
Observando a água passar em baixo de mim
Deve ter sido muito mais dificil
Quando não tinha ponte, somente água
Agora o mundo é pequeno
Comparado com o que era
Com montanhas e oceanos e ventos
E rios e estrelas

Observe o céu
Um avião a jato fora do meu alcance
Tem alguém ai em cima
Olhando para mim aqui em baixo ?
Um garoto persegue um passáro
Tão perto, mas todas as vezes
Ele nunca o pega
Mas ele não pode parar de tentar

Dave Matthews Band

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ouvidos atrofiados.

Something is missing. 

Sempre me perguntei porque gostei tanto dessa música desde a primeira vez que a ouvi. Escutava ela todos os dias voltando do trabalho ou da faculdade, como se fosse um ritual. Era só eu entrar no ônibus ou metrô que colocava o fone e selecionava a música. Foi assim durante alguns meses, até que esses dias comprei um fone de ouvido novo com maior amplitude de frequência, o que me permitiu ouvir a linha de baixo da música, o que foi deveras surpreendente. Nunca tinha prestado atenção nisso. Foi a primeira.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

a profunda mensagem de "vem pro cabaré".

Hoje nem é dia de post, mas algo está me incomodando profundamente. Estamos cegos, surdos e mudos para o que está acontecendo. Eis os fatos.

Estamos cansados de ouvir que o alvo de Satanás é a família, e com isso a mídia tem investido pesado na banalização dos relacionamentos. Começaram devagar, apenas mantendo um ritmo constante. E então,  surgiu uma proposta, soturna, de um extremo que tinha tudo pra dar errado. Resolveram pular etapas, e ir direto ao ponto. Músicas de apologia direta às casas de prostituição e relacionamentos sem compromisso, em diversos gêneros musicais.  Sem meias palavras, "Vou voltar pra sacanagem, pra casa de massagem: ali sempre foi meu lugar", "Vou dormir lá em cima na casa das 'prima'" e "Vem pro cabaré" é o que nos foi oferecido. E eis que o improvável aconteceu. O feedback foi positivo e as músicas se tornaram sucesso.

Semana passada vi um cara ensinando "Ais e eu te pego" pra filha de uns 6 anos de idade. Pensei em minha filha, em meu filho, em meus netos. É hora de nos preocuparmos com isso.


O que mais me preocupa é que não consigo sequer imaginar o que mais pode acontecer, e isso me perturba.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Um novo tempo.

Cometi um erro gravíssimo, e em nome da nossa amizade hei de compartilha-lo. Falo diretamente com você, seja quem for, mas que está me dando um bem tão precioso que não dei muito valor. Tempo.

Peço perdão primeiramente pelo fato das minhas últimas postagens não terem imagens, tenho escrito em meu horário de almoço do estágio, e não tenho o privilégio de fazer upload no computador que uso. Apenas um detalhe.

Tempo pode ser interpretado de diversas formas, mas citarei apenas duas. A primeira forma foi a causa do meu erro. Assumi mais compromissos do que devia, e sem estar preparado. O resultado foi a "falta de tempo". Mas, se pararmos pra pensar, como temos administrado nosso tempo? Ou melhor, será que temos administrado nosso tempo, ou apenas vivemos? SERÁ QUE ISSO QUE TEMOS FEITO É DE FATO VIVER?

A vida é dinâmica. O conceito de vida está diretamente ligado ao de ação; ao ato de respirar, comer, pensar. Por isso, tenho um desafio pra você, meu amigo ou amiga. Feche os olhos, pelo tempo que for necessário e se pergunte: Se eu continuar no rumo que estou, onde vou chegar? Demorei meses pra abrir os olhos de volta (e nem tenho certeza se de fato abri).

O outro conceito de tempo é o de época, era, fase. Estamos vivendo um novo tempo, e falar isso é redundante, porém necessário. Por isso, PREPARE-SE.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conjubal 2011


Não fique fora dessa, o Conjubal (Congresso da Juventude Batista Litorânea) está voltando com tudo e prometendo realmente marcar a história (#piadafail).

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Desacelerando


     Hoje vivemos num mundo tão veloz que acabamos por tropeças em nós mesmos. Só vivemos com pressa, atrasados, com hora marcada para alguma coisa o tempo todo. Nunca paramos. Nunca temos tempo para as pequenas coisas, pequenos detalhes e para pessoas que podem se ou são especiais. Esquecemos de ser nós mesmos no meio dessa multidão de gente corrida da cidade grande.
     E isso não está mais sendo exclusividade das grandes capitais. Vejo cidades do interior correndo atrás de não sei qual prejuízo. Pessoas tentando sobrepor metas e desafios e esquecendo de apreciar o hoje, o agora. Estamos esquecendo de nós mesmos.
     Quanto tempo faz que você não observa uma flor se abrir, um passarinho cantando livremente, aprecia o sol, deita na grama, corre com seus filhos, observa as pessoas andando na rua, paquera com desconhecidos em plena luz do dia somente com sorrisos? Quanto tempo faz que você não realiza algo para si mesmo, para o tempo para cuidar do seu eu interior? Que não vai a sua igreja, ou seu culto ou a seu orientador espiritual ou seja lá no que você acreditar.
     Já beijou seus filhos hoje? Já abraçou um amigo querido? Disse ao seu marido, esposa ou namorado que os ama? Falou para seus pais que sentiu saudade de estar com eles? Faz quanto tempo que você não senta à mesa com amigos ou familiares para aproveitar de verdade um jantar? Hoje tudo é rápido, é urgente, é instantâneo, enfim, é descartável. Estamos tornando a velocidade de tudo em vidas descartáveis e desagradáveis a cada dia. Estou começando a me desacelerar, eu preciso, ou irei me perder no meio do caminho.
Por Profissão Jornalista (adaptado)

sábado, 17 de setembro de 2011

Espelho Mágico




Contava-se uma história assim:

“Certa vez, uma menina, ainda jovem, decidiu mudar sua vida. Mas ela quis fazer algo diferente, que fizesse mesmo uma mudança grande. Ela então resolveu comprar um espelho. Mas o que um espelho poderia trazer de tão diferente? O que diferenciava esse espelho dos outros é que esse era mágico. Por onde ela fosse o espelho andava em sua frente refletindo todas as atitudes. Ela passou a notar seu modo de andar, de acenar para as pessoas, de como mexia sua boca, seus braços e até como dirigia. O espelho funcionava como se houvesse alguém filmando-a o tempo todo e ela pudesse ver , no final da noite, como se comportou durante o dia. Então ela começou a notar que todas as noites ela ia dormir infeliz, pois o espelho não tinha trazido nenhuma diferença.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fim de semana ligado!

   
     Boa tarde pra você, querido filho de pastor, que agora se encontra em seu carro/ônibus/bicicleta indo para o Acampamento Batista, encontrar outros lindos filhos de pastores para mais um Refipa!
     É uma pena eu não estar indo esse ano, de novo, mas espero mesmo que vocês se divirtam, chorem e compartilhem tudo por mim, e por todos nós que não estaremos lá.
     E pra você que não imagina o que seja o Refipa, é simplesmente um retiro de fipas, feito por fipas para fipas, com um pequeno apoio de nossas mães loucas. É um momento onde a gente se conhece melhor, brinca e ri, e descobre pessoas maravilhosas que, inexplicávelmente, passam pelos mesmos problemas, pelos mesmos micos que sua família os faz passar e pensam da mesma forma, na maioria das vezes. Fora os preletores, que sempre nos dão uma nova visão desse ministério. Afinal, o ministério não é só dos pais, mas da família inteira.
     Mas se assim como eu, você não poderá ir, neste sábado estará começando o Campplaj (Curso Avançado para Pais, Pastores e Líderes de Adolescentes e Jovens):


     Vai ser aqui na Pib em Monte Alto - Arraial do Cabo e está prometendo. Se você ainda não élíder, mas pretende ser, venha também, não vai se arrepender. É uma vez por mês. Para mais informações, visite o site: http://pibama.org.br/ ou ligue para 022-2662 9006.
Érika Tostes

terça-feira, 30 de agosto de 2011

epifania.

Já faz um tempo que venho pensando em um texto para o blog. Um bom tempo mesmo. E então encontrei uma questão vagando entre meus devaneios: O que será que eu tenho pra dizer e que os acampantes precisam ouvir? E então fiquei estático.

Comecei a me julgar hipócrita. Falando tantas coisas, montando tantas linhas de pensamento e tantos argumentos. Alguns fortes, bem fundamentados. Outros fracos, facilmente questionados e derrubados. Senti vergonha; me senti pequeno em um mundo tão grande. Comecei a me questionar se em meio a tantas pessoas eruditas ou com o dom da palavra, logo eu teria que falar. Nem sabia o que falar com Deus. E então, epifania.

Eis que me veio um texto à mente. Tiago 4:3.

Deus nos faz um convite a usar a razão. A pensar antes de pedir. E será que temos pensado? Comecei a lembrar do momento em que termino de escrever, posto o texto no blog e começo a ler. Percebi que meus textos são pra mim também. E o que falta? Do que será que eu preciso? Como posso melhorar?

Uma das passagens mais impressionantes da bíblia fala exatamente sobre isso: 1 Reis 3:3 a 14. A verdade é que o crescimento espiritual está diretamente ligado ao culto racional a Deus (Romanos 12:1 e 2). Salomão em um momento de sagacidade absurda pediu sabedoria, podendo pedir qualquer outra coisa no mundo.

Então, uma frase, pra mim e pra você: busque conhecimento.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Quem me tocou?

Muitas pessoas já ouviram a história da mulher que tinha um fluxo de sangue e tocou em Jesus, mas gostaria de compartilhar com vocês um ponto de vista diferente. pra quem quiser conferir, a história encontra-se em Marcos 5:21 a 43.

Vamos entender o contexto. Jairo, que era um homem muito influente, e pede um favor pessoal a Jesus, que prontamente se dispõe a ajudar. Eles então, começam uma jornada em direção à casa de Jairo. 

A Mulher, cujo nome não é citado, sofre de um mal físico. Uma hemorragia crônica, um fluxo de sangue que não só causava dores físicas, como o constrangimento e a humilhação. Era uma mulher reclusa da sociedade, e sequer podia falar com as pessoas. Quiçá tocá-las. E em seu silêncio constante, que talvez tenha durado muitos anos, ela apenas ouvia de tudo. Até que certo dia ela ouve a notícia de que o famoso Jesus passaria por ali. Ela começa então a confabular um plano. Ela planejou vencer seus medos, passar em meio a multidão, e numa tentativa desesperada, iria com todas as suas forças tentar alcançar Jesus. Mesmo que fosse reprimida, contida, pisada, afastada. Mesmo que a xingassem. Tudo o que ela queria era tocar em Jesus, pois sua fé a fazia acreditar que fazendo isso, aluma coisa extraordinária iria acontecer. Nem passava por sua mente a possibilidade de receber um não. Era tudo ou nada. Tudo, com toda certeza.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Quem sou eu?

    

     Sempre falamos em como devemos agir, como resolver tal situação, como enfrentar os problemas da vida. Mas quando ninguém está vendo, quem você tem sido? Na sua casa, na sua roda de amigos, na escola, trabalho, faculdade e afins, quem é você?
     É muito fácil apontar o dedo e começar a falar dos outros quando esquece de olhar para si mesmo. Principalmente quando desconhece o estado de qualquer um. Mas você se conhece, não é? Sabe o que faz de certo, ainda mais de errado. Pode até se fazer de vítima, mas sabe a verdade, e Deus também. Talvez você até veja algo em você que não gosta, mas não consegue mudar. Fica buscando aprimorar o seu eu, mas sem sucesso. Que tal pedir uma ajudinha a Ele? Afinal, Ele nos conhece melhor do que nós, Ele sabe suas vontades e seus anseios.
     Busque, aprenda, mude. Começe a prestar atenção ás coisas que acontecem a sua volta. Tente mostrar o que você é, a quem você serve, e pelo seu caráter, pelo seu testemunho, alcançar outras. O seu comportamento é o que conta, e não só na frente das pessoas. Também não adianta ser hipócrita.  Esse é o ministério de todo cristão. Você não precisa ir pra outro país pra falar de Deus, só precisa mostrar com a sua vida, que Ele é o único. Que só Ele é capaz de mudar e realizar seus sonhos. Que com ele não é tudo mais fácil, mas temos a certeza de que tudo vai dar certo, porque Ele está no controle. E então você vai ver, que é o mais importante é ser.

Érika Tostes

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Para que serve um barômetro?


Anda circulando pela Internet uma historinha falsa, mas muito edificante. Nossa versão foi retirada do site do professor de ciências da computação Valdemar Serzer, da USP. Uma versão em francês (também reproduzida no site) afirma que a história é do começo do século.

Há algum tempo recebi um convite de um colega para servir de árbitro na revisão de uma prova de física que recebera nota zero. O aluno dizia merecer nota máxima. Professor e aluno concordaram em submeter o problema a um juiz imparcial, e eu fui o escolhido.

Chegando à sala de meu colega, li a questão da prova: Mostre como se pode determinar a altura de um edifício bem alto com o auxílio de um barômetro. A resposta do estudante foi a seguinte: Leve o barômetro ao alto do edifício e amarre uma corda nele; baixe o barômetro até a calçada e em seguida levante, medindo o comprimento da corda; esse comprimento será igual à altura do edifício.

sábado, 6 de agosto de 2011

CONITEEN 2011 JÁ COMEÇOU!

Bom dia gente!!!
Como já foi dito, o Coniteen (Congresso realizado pela Igreja Batista do Braga em Arraial do Cabo) teve seu início ontem.
Pra você, como eu, que não se organizou antes, pode acompanhar tudo pela net. Viva a tecnologia!!! 




Mesmo de longe, Deus pode falar ao seu coração! Acompanhe e não perca tempo.
Você pode assistir tudo AQUI!  
 Que Deus abençoe todos! Tenham um ótimo final de semana na presença do Senhor!!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bela para sempre!

Era uma vez...

Contos de fadas, novelas, mídia, filmes etc. Tudo muito belo e interessante. Todos parecem ter uma magia que, de certa forma, consegue atingir diferentes públicos. Mas, infelizmente, na maioria das vezes podemos encontrar algo neles que não nos agrada... “O padrão de beleza” que foi imposto por uma sociedade que, a meu ver, queria “destruir” a mente de qualquer pessoa.

Não se achar dentro desse “padrão de beleza” é a coisa mais comum entre a maioria das pessoas. Mulheres que não são magras e não tem corpão e homens que não possuem a famosa barriga tanquinho. Até quando? Quem foi que impôs isso para a sociedade? Quem que, na época, tinha o “poder” para estipular um padrão a ser seguido?

Infelizmente muita gente tem feito loucuras para chegar ao ponto tão desejado e se esquecem de levar em conta que o INTERIOR é MUITO mais importante.

Mas...

E aí? Dessa vez eu vou fazer diferente... Não vou ficar escrevendo o que você deveria fazer, pois quem sou eu pra falar sobre isso? Que mulher que, por mais que não demonstre, não se preocupa com o peso? Fazer o que se crescemos com uma repressão de que devemos ter um corpo que às vezes não nos pertence? É complicado quando você é criado no meio de uma sociedade que te pressiona a ser quem você não é, e isso pode acarretar em vários problemas, como os psicológicos.

Pense, mas pense mesmo... Será que você tem cuidado da sua alma como cuida do seu corpo?

Acredite, você pode ser muito mais importante. Ter um corpo bonito não trará total felicidade!
Jesus pode te dar uma beleza interior que será para SEMPRE e que fará os outros muito mais felizes! 

Raquel Lima

Minorulandia: A Ilha

A Ilha

Nos despedir é diferente. Não sei... O Homem não foi educado para despedidas. Se despedir de alguém é complicado. É interessante. Hoje eu estou me despedindo de umas 200 pessoas, as quais passaram quase um mês comigo –cada uma com segmentos maiores ou menores de presença-.


Estou neste momento sentado num lugar alto. Lá embaixo uns choram. Lá embaixo alguns riem e choram. Há aqueles que cantam alto e fingem encarar com destreza tudo isso. Outros agora também choram aqui a minha esquerda. Alguém ao fundo também, assim como eu, observa. Aquele não chora.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O melhor amigo do homem.

     E quando você está bem, tudo tem progredido e você se sente em paz, em completa comunhão com Deus e com os amigos... Você cai.


     Por que? É a única pergunta que se passa em sua mente. Como uma coisa pode mudar assim, de uma hora pra outra? Você sempre vê as pessoas passando por isso e dá altos conselhos, faz de tudo pra melhorar, mas quando é com você, nada parece fazer efeito. Você se sente vazio e sem ter a quem recorrer. Seus amigos parecem cada vez mais distantes, e é como se estivesse sozinho.
     Costumam me dar uma explicação, e eu bem acredito. Quando você está bem de mais, acaba se esquecendo de quem lhe proporcionou tudo o que está vivendo, e as vezes precisa de uma queda pra se reerguer, pra olhar pra cima e se arrepender. Principalmente quando você aceita o que Deus lhe manda fazer, ai mesmo que surge algo pra te abalar. E talvez, lá na frente, você vá encontrar pessoas passando pelo mesmo problema que você passou, e então poderá servir de ponte entre Deus e o indivíduo. Ninguém sabe, o melhor de Deus ainda está por vir.
     Mas, o que fazer quando essa situação acontece com você? Sei que na prática é bem mais complicado que na teoria. E por mais que seja cliché, ore. Ore mesmo, com vontade, com tudo o que você é. Com Deus você só precisa ser você mesmo, Ele só quer ser seu amigo, fale com Ele com amizade. Nessas horas, Ele é o único que pode te ajudar. E quando as lágrimas chegarem, chore. Porque junto com as lágrimas saem o seu desespero. E vai passar, porque tudo passa. Deus não te dá nada do que você não possa suportar, e um dia você vai entender que, por trás de tudo isso, há um propósito.
Por Érika Tostes

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Qual tem sido a sua marca? (COMBO com Dica Musical)

Como o nosso blog fala de acampamento, congresso e coisas do tipo, não poderia deixar de citar um maravilhoso congresso que está acontecendo desde quarta a noite na PIB de Curitiba, o DESPERTAR 2011.  Um congresso de Jovens e Adolescentes que está sendo abençoador, eu tenho certeza, pois, mesmo estando longe, estou sendo abençoada, porque estou acompanhado todos os cultos pelo site. (Se desejar dar uma olhada, aqui está o site http://ww2.pibcuritiba.org.br/).

O tema que vem sendo apresentado no decorrer do congresso é “Deixe a sua marca”. Indagações como “Jovem, qual será a marca que você vai deixar?” estão sendo feitas com o objetivo de desafiar a nossa geração que está vivendo uma época com falsas boas marcas.

Ontem, quinta feira à noite, esteve presente o Paulo César Baruk, que se encarregou de trazer os louvores. É claro que eu não ia deixar de acompanhar também, afinal as músicas deles são lindas (ótima dica musical galera). Como já era de se esperar, ele cantou uma música que pra mim é uma das mais lindas de todas, “O Meu Querer”. 


quinta-feira, 21 de julho de 2011

Coniteen 2011

     Bom, como já foi dito, iremos começar as divulgações de congressos, acampamentos e afins. Esse é o nosso Vira-Rato, porque afinal, #AcampantedeVerdade vira rato de congresso com orgulho e não perde nem um!



     Pra galera do Rio de Janeiro, nos dias 05, 06 e 07 de agosto - meio em cima, mas vale a pena - estará rolando o Coniteen 2011! Começa ás 18:00 no Sítio Mateus e Cia, organizado pela Primeira Igreja Batista em Arraial do Cabo. Já estive presente em alguns, e todas as vezes me surpreendi com o que Deus tinha preparado para cada um presente. Não perca esta oportunidade, porque é seeensacional. E divulgue essa idéia, compartilhe com o irmão, amigo, colega, cachorro, periquito e papagaio. Não vai se arrepender, eu garantio.

     Contatos:

Telefone: (22) 2622-2333

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Onde tudo começa



     Sempre paramos para conversar sobre acampamentos e tudo que eles refletem, isso é fato. E depois do último texto sobre liderança começamos a pensar em que base nós temos de líderes. Porque para ser um líder tenho que, antes, ser um acampante. 
     Bom, quando vamos em acampamentos, sempre ficamos de olho naquelas pulseiras diferentes e naqueles coletes que só a "nata" tem. E, por mais brega e ridículo que sejam, a gente quer usar também, de qualquer jeito!  Mas, usando frases clichés, podemos dizer que tudo tem seu tempo e o melhor líder é aquele que sabe ser liderado. O que é verdade, porque antes de viver, você tem que ser. 
     Antes de conseguir se tornar um bom líder, sendo na área que for, você precisa primeiro ser um bom acampante. Primeiramente para saber como é estar onde você quer que os liderados estejam, quais são as necessidades principais, o que você precisa ouvir e falar em certas horas e até qual o melhor jeito de ser "delicadamente" mandado pro quarto. Nunca perder a humildade do acampante, mesmo estando no posto mais alto, deve se lembrar que você não é o centro, que está ali para servir.
     E o principal, nunca deixar o acampante morrer dentro de você, pois nada como o fervor e o amor de um acampante pra mover um equipante.

Camille Cerqueira

segunda-feira, 18 de julho de 2011

#JV2011



     Como vocês devem saber, ontem começou mais uma temporada Teens dos Jovens da Verdade, então vamos estar orando, para que Deus abençõe cada #Acampantedeverdade, cada QG, cada pessoa que se dispôs a ir ouvir mais da palavra de Deus e ser canal de bençãos para outros. 
     Que a cada acampamento, cada congresso, seja ou não do JV, Deus esteja na frente e fale exatamente o que os presentes precisam ouvir, porque tenho certeza de que não estamos ali a toa. Então mantenha seus ouvidos bem atentos para ouvir de verdade o que Ele está falando, sua mente aberta para reconhecer seus erros e seu coração puro para interpretação.
     E aos desaventurados, como eu, que não conseguiram ir, não percam o foco, não esqueçam tudo o que aprendemos até aqui, busque cada vez mais conhecimento e proximidade. E se a saudade bater, assista o #JVLive: http://www.livestream.com/jovensdaverdade.
     A partir de agora, sempre que pudermos e soubermos, estaremos anunciando os acampamentos aqui no blog e no twitter, então se souber de algum, mande pra gente as informações que vamos divulgar como pudermos. Vamos nos unir e falar as boas novas, esse é o foco. Acampantes unidos.
     Fique esperto, não desanime. "O melhor de Deus ainda está por vir".

Érika Tostes

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Não se renda

Já parou pra ouvir/ler discurso de político?  “Vamos tirar as pessoas das ruas!” “Vamos acabar com a fome!” “Dessa vez, por todas, a desigualdade social não existirá mais!”.

CHEGA! Eu já cansei dessa mentira. Quer saber se esses políticos cumprem o que dizem antes das eleições? Ande pelas ruas da sua cidade. Mas, não apenas ande, e sim OLHE bem para o cenário que você vê.

Sim, eu vejo tudo ao contrário. Vejo gente sendo tratada como bicho. Gente que tenta achar comida no lixo. Vejo crianças em baixo do sol quente vendendo doce, ou apenas pedindo esmola. Vejo pessoas com muitos bens matérias. Sim, pobres com bens materiais, mas não o que agradam os nossos olhos. Papelão, latinha, ferro e lixo... São os “bens materiais” para aqueles que não têm nada.

Vejo, também, o olhar do outro. O outro que tem “tudo”. Tem seu carro e seu emprego. Sua família e sua casa. Sua felicidade está completa, pois ela está relacionada à suas conquistas. O desprezo rola sempre. Alimentar o próximo já não é mais obrigação nossa. Cuido da minha vida e tenho família pra cuidar, isso já basta.

Como um pequeno trecho da música "Tão Natural" da banda Crombie, "quem é esse cara enganando o eleitor? Tão natural, é tudo tão natural. Tão natural, é tudo artificial". O preço que o político paga na linda roupa que ele se apresenta, cada vez aumenta mais. Mas nem isso eles gastam o pouco dinheiro que eles ganham, pois até cota para roupa eles tem. Você percebe alguma coisa estranha? Sente que seu dinheiro às vezes sai da sua carteira e vai parar direto no bolso deles? Aliás, na conta do banco deles, pois eles têm muito dinheiro, então...



Se canse disso tudo. Abra a sua boca. Proteste. Pare de ficar indo pra justiça por coisas mínimas e parem de dar valor as modinhas como “bullying”. Se o mundo, uma vez apenas, tivesse sido reeducado e reestruturado, não haveria tanta polêmica para assuntos pequenos que devem ser tratados em casa e as nossas preocupações gerariam em torno do bem estar da nossa família e do nosso próximo.

Questione, não só por você, mas pelo outro também. Você, seu vizinho e o mendigo da rua merecem uma vida digna. Não acredite, definitivamente não acredite, em tudo o que você ouve e vê, principalmente na televisão. Estão querendo te comprar e, infelizmente, nossa vida não tem valido nada nas mãos deles. ACREDITE!

Nas mãos de Jesus sua vida vale muito mais que o mundo inteiro! 


Raquel Lima

quarta-feira, 13 de julho de 2011

For your babies


Estava lembrando de canções que aprendi quando criança. Com elas algumas frases ficaram marcadas e há muito tempo havia esquecido. Hoje às vejo como as coisas mais profundas e importantes ditas da forma mais simples:

"Leia a bíblia e faça uma oração se quiser crescer"
"Três palavrinhas só eu aprendi de cor: DEUS É AMOR"

Existem muitos outros exemplos, mas acho que depois disso não há muito o que dizer. Devíamos ensinar mais disso e menos futilidades e devassidões. O mundo; a sociedade; o sistema nos oferece todo tipo de informação, e sequer filtramos o que é bom.

Usemos o bom senso: se um prato de lixo é posto na mesa, significa que é comida? Significa que devemos comer?

Aquilo que aprendemos será aquilo que vamos ensinar um dia. Somos responsáveis pelo amanhã.

Busquem conhecimento.


Por: Michel Furtado

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pequenas idéias, Deus no negócio.


Quando você começa um grupo, aceita um chamado ou apenas monta um projeto, está completamente empolgado, começa a ter várias idéias e planos e mais um monte de coisa que, se não anotar, provavelmente vai esquecer depois. Traça metas e reúne o máximo de pessoas para colaborar com a causa. E então de imediato você pensa: só tenho que ter cuidado pras coisas não esfriarem. Você está a mil por hora, e graças a Deus por isso.
Mas então vem os empecilhos. E é até natural acontecerem crises quando há mais de uma pessoa, sendo pra Deus então, é aí que o bicho pega. Com o tempo você começa a ficar sobrecarregado, não tem mais tempo para cuidar nem de si mesmo. E de repente você percebe que passou dos limites. E o que fazer quando isso acontece? Precisamos mudar nossa cultura, pois se não cuidarmos de nós mesmos como teremos condições de cuidar do próximo? Muitas vezes dizemos para os amigos procurarem ajuda, damos milhares de conselhos e nós mesmos ignoramos isso, parece que não estamos nos ouvindo falar. Os pensamentos geram os comportamentos, por isso que é importante mudar e enxergar que não precisamos ser sempre 100%.
Para se desenvolver uma boa liderança é necessário desenvolver qualificações indispensáveis para o Líder. É necessário ter visões diferentes a respeito de um mesmo problema. Precisamos aprender que nossas idéias podem ser aperfeiçoadas e a discordar das idéias sem rejeitar a pessoa que as formulou. Não deixar as críticas afetarem o trabalho e a disposição. Ser humilde, reconhecer o valor dos outros, desenvolver o trabalho em equipe e ser o primeiro a dar o passo para reconciliação. E acima de tudo, colocar Deus na frente. Um problema? Peça ajuda a Deus. Uma boa idéia? Agradeça a Deus. Porque quando as coisas ficam difíceis, Ele é o único que pode mesmo ajudar.
E sua vida, como anda? Deus está mesmo à frente do negócio?

Érika Tostes.

domingo, 10 de julho de 2011

Hipocrisia Crônica

Venho por meio deste livre discurso alertá-los sobre um mal que tornou-se cada vez mais evidente de uns tempos pra cá. Para plena compreensão de todas as partes, dispensarei termos médicos, eruditos e complexos.

sábado, 9 de julho de 2011

A dor que me incomoda

Existe uma dor que, sempre que eu imagino a sua densidade, sinto meu coração apertar. Uma dor que trouxe muito sofrimento para uma pessoa. Enfrentar uma humilhação já é uma dor intensa, ter uma imensa dor junto com uma humilhação deve ser horrível. Mas para que não sentíssemos isso no final de nossas vidas, foi preciso que uma só pessoa passasse por tudo isso antes.

Jesus passou por uma dor imensa só para que não sentíssemos a dor de uma eternidade de sofrimento.

Mas essa dor, apesar de ter incomodado o físico de Jesus, não o incomodou mentalmente, pois Ele tinha plena noção do seu dever aqui na terra e sabia que Sua morte era a favor de nossa vida.

E sabe como temos retribuído esse amor todo?

domingo, 3 de julho de 2011

Dica Musical: YouTube Concert


Olá! Tenho uma ótima dica pra você que gosta de música. É o blog do #AcampantedeVerdade Leone Ferreira, grande parceiro nosso. Lá você encontra, segundo ele mesmo, "os melhores vídeos de cover, cantores e músicos do YouTube". Vale a pena conferir, e clicar no botão "Random", lá em cima e assistir videos aleatórios incessavelmente. A seguir um exemplo do que você vai encontrar por lá!



Sugestões nos comentários!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Com Deus no Joystick não existe Game Over

No feriado da semana passada aconteceu o CONABERJ (CONgresso de Adolescentes Batistas do Estado do Rio de Janeiro). Conforme o título, o tema desse ano foi “Com Deus no joystick não existe game over”. Um tema bem bolado que foi MUITO bem aplicado no decorrer do congresso. As mensagens foram muito abençoadoras pra mim, e creio que para os demais acampantes. Éramos em 
torno de 700 adolescentes.

Para ter uma vida sem game over é preciso deixar Deus no controle de tudo. Mas como isso é difícil. Quantas vezes falamos que Deus guiará a nossa vida, mas ao mesmo tempo não confiamos totalmente e sempre arranjamos um jeitinho pra tudo? Para completar o jogo da vida, sem perder nenhuma fase, você precisa deixar Deus ficar com o controle e te guiar em TUDO. É a melhor coisa da vida. E eu tenho certeza de que você não entregaria o controle da sua vida, o bem mais precioso que você tem, para qualquer pessoa.

Para confiar naquEle que fará você vencer na vida, é preciso conhecê-lo mais. E a melhor maneira de conhecer Jesus é conversando com Ele. Ter um relacionamento íntimo com Deus é o principal para se viver bem e é você quem decide o quanto quer conhece-lo, pois Ele já te conhece MUITO bem.

Outros pontos destacados lá foram:

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DESAFIO ACAMPANTE!

Essa merece até um post. Por mais que não apareça na filmagem abaixo, a praia estava cheia, o que não foi nenhum problema para #asacampantesdeverdade Érika Tostes, Thayná e Daniela! Está lançado o desafio! se você também tem uma demonstração hardcore de que é um #acampantedeverdade, manda pra gente! Fique então com "El Baile del Marciano" on the beach!

terça-feira, 28 de junho de 2011

AEE GALERA, CHEGOU! 1º Sorteio Acampante!



Então, quer saber como ganhar este incrível kit  de palhetas dos simpsons? Basta seguir etapas:

1º - Siga @OAcampante no Twitter
2º - Mande a seguinte mensagem no twitter (tem que ser EXATAMENTE igual):

Eu quero ganhar um kit de palhetas dos Simpsons do #BlogdoAcampante! #AcampantedeVerdade dá RT! http://blogdoacampante.blogspot.com/ || #sorteioacampante

Observação: vale dar RT, e pode mandar a mensagem quantas vezes quiser, usando quantas contas quiser.

Acompanhe o Blog e o Twitter do Acampante e fique sabendo das novidades! Assim que fizermos o primeiro sorteio, já entra no ar o segundo! #AcampantedeVerdade merece prêmios!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Palavras ao vento


“E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.”
Tiago 5:15

            Dessa vez fiquei matutando bastante sobre o que falar. A página do Word cansou de ficar aberta no meu computador. Escrevi rascunhos, deletei. Criei várias vezes no pensamento, esqueci. E não consegui encontrar as palavras certas pra dizer o que queria. Então decidi falar sobre uma coisa que já aconteceu comigo e contigo, provavelmente.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Perdido como eu.

     


Fala gente, aqui é O Acampante. Hoje a gente tem um texto um pouco diferente pra vocês. Trata-se de um depoimento na íntegra de uma acampante, como eu e você. Conto com sua participação nos comentários!

“(...)Chorai com os que choram” (Romanos 12:15).

“Ontem eu ouvi uma pregação que falou sobre Sansão. O pastor dizia que ele, em uma época de sua vida, se afastou dos caminhos de Deus...

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O mal que eu não quero

Segundo a física, o universo tende a entropia. Como parte da massa constituinte do universo, nosso comportamento como seres humanos, então, tende ao caos. Isso quer dizer que por mais que tenhamos plena ciência do certo e do errado, o universo arranja um jeito de nos desviar de boas escolhas e oferecer caminhos alternativos. Vamos a uma velha história.


segunda-feira, 13 de junho de 2011

Família ê, família á, FAMÍLIA!


     Acabamos de passar pelo dia dos namorados. E agora é a hora que começam as típicas implicâncias: “O mundo é dos casais”, “Os solteiros se divertem mais” e não podia faltar o “Forever alone”. Mas por que isso? Pra falar a verdade, acho desnecessário. Pra começar que o ponto não é estar solteiro, namorando, ficando, casado, ou qualquer coisa do tipo. O ponto é você estar feliz consigo mesmo e com quem quer que esteja ao seu redor, principalmente sua família e Deus. A questão é ser suficiente, ser completo, ser primeiro pra depois ter, como já dizia a sábia mamãe.

Dica Musical - Kirk Franklin's "Hello Fear"


Esse é o novo cd do Kirk Franklin, intutulado "Hello Fear", depois de quase quatro anos sem lançar um novo album. Destaque para as músicas "I am", "Everyone hurts" e a incrível música que o nome do album, "Hello fear". Dá uma olhada na letra (e pra quem quiser, a tradução)!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sábias Palavras

Ultimamente tenho ouvido muito as pessoas comentarem sobre sermos mais delicados com nossas atitudes, ações e palavras. Falar que sou sempre delicada e calma seria uma mentira, mas tenho me esforçado para mudar isso em minha vida. Pensei em escrever sobre isso, porque tenho observado que, com o passar dos anos, adquirimos mais atividades, mais trabalhos para fazer - e isso é bom, pois crescemos em meio às responsabilidades-. Mas com todas essas coisas a fazer, temos ficado desgastados, cansados e na maioria das vezes temos depositado essas coisas em forma de palavras grossas para com o nosso próximo.

Infelizmente, isso acaba acontecendo automaticamente. Falamos coisas sem pensar e, quando vamos analisar, vemos que foi inútil. Parece que estamos perdendo a sensibilidade em relação à dor do outro. Por que, antes de falarmos ou fazermos algo, não nos perguntamos se seria bom se fizessem o mesmo conosco? Parece coisa de criança, quando a mãe diz, “Você gostaria que te batessem? Então não bata no seu colega também.” E por que não aplicarmos esse tipo de pergunta a nossa vida atual?

Em provérbios 15: 1 diz: “A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva.” Sentiu o que tem acontecido em nossas vidas? Temos gerado discussões, brigar, intrigas e até raiva. Palavras duras de ouvir que se fossem ditas para nós, com certeza não ficaríamos satisfeito.

Será que somos tão orgulhosos para mudar isso em nossa vida? Deus é maravilhoso e Ele está pronto para ajudar-nos a mudar esse quadro. Ao invés de sempre pedir bênçãos de Deus, como dinheiro e uma vida melhor, peça para Ele te ajudar a ser benção na vida do outro, sendo calmo, transmitindo tranquilidade e segurança, e não um desgosto. Mude seu jeito de viver. Jesus pode e quer te ajudar, entregue sua vida nas mãos dEle e Ele fará a obra completa.

"A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras boas." (Freud)

Por: Raquel Lima

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A parábola do peregrino.

Conta-se em alguns distritos distantes a história de um forasteiro. Seu nome era Juarez (leia-se "rruares"), e simplesmente não conseguia ficar muito tempo em um só lugar. Por ser um peregrino, e de família de origem ligeiramente humilde, Juarez cometia pequenos delitos para bancar suas aventuras. Roubava galinhas e rabanetes para se alimentar e vendia o que sobrava para conseguir dinheiro, e assim viajar pelo Oeste Selvagem. Não via nisso problema algum. Já tinha as manhas da vida.

Porém certa vez, no meio da noite, resolveu fazer um pequeno roubo antes de partir da cidade de El Benjamin. Ao invadir o celeiro, um fazendeiro bem idoso fazia a ronda noturna. Ele estava armado, e assim que viu Juarez, apontou o cano de sua espingarda em direção ao olho esquerdo do intruso, mirando bem, enquanto exclamava: Parado, meliante!

Juarez não conseguia se mover. Viu sua vida de desilusões passar diante dos seus olhos, enquanto uma gota de suor escorria de sua testa e pingava no chão árido. Até que o fazendeiro lentamente moveu sua mira para o que estava em suas mãos, e viu que eram apenas algumas batatas. Ele se assustou, e abaixou a arma. Mandou que o peregrino fosse embora. E que levasse as batatas. Juarez quis seguir seus instintos de sobrevivência e sair correndo dali o mais rápido possivel, mas não conseguiu. Alguns acreditam que nesse momento a voz do fazendeiro fez com que viesse a tona a voz de seus pais, que algum dia lhe ensinaram o certo e o errado. Juarez mudou sua fisionomia. Decidido, caminhou em direção ao fazendeiro, entregou as batatas, e pediu desculpas.

O fazendeiro então, largou a arma, enquanto seus olhos se enchiam de lágrimas. Juarez não entendeu nada. O ancião convidou-o para comer com ele, o deu roupas limpas e uma boa cama. Sua esposa, de nome Piedad Gonzales (leia-se "piedá gonçales"), cuidou de seus pés e mãos feridos e lavou suas roupas. Juarez não conseguia compreender de onde vinha tanto afeto, afinal a algumas horas ele tentara roubar o sustento daquele casal de idosos.

Na manhã seguinte, e fazendeiro acordou Juarez bem cedo. Deu a ele uma passagem, e algum dinheiro. Tiveram uma conversa de cerca de 32 minutos. Juarez então partiu, e jamais olhou pra trás. Viveu uma nova vida. Anos depois, enquanto caminhava para pegar uma diligência rumo a seu trabalho na capital, seu mensageiro trouxe a informação de que havia uma herança à sua espera na cidade de El Benjamin.

Ao voltar ao lugar que mudou sua vida, Juarez viu que o que achou ser uma arma era na verdade uma bengala. Descobriu que Piedad era uma velha amiga do fazendeiro, e não sua esposa. Em nenhum lugar havia o nome do fazendeiro misterioso. Olhou para a mesa e viu que havia um saco de sementes. E um bilhete.

Niguém sabe ao certo o que estava escrito. Muitos acreditam que eram instruções de como ligar o forno e técnicas de semeadura. Porém alguns dizem que nele estava escrido "Sementes. O segredo está em preparar o solo e só então lança-las. E tenha fé nas sementes."

Por: Michel Furtado

quarta-feira, 8 de junho de 2011

No lugar certo, na hora certa

Não sei como foi para os outros jovens e adolescentes, mas para mim JV era uma coisa normal, um acampamento como outro qualquer. Com o passar do tempo, com meu irmão me pressionando pra caramba para conseguirmos as roupas das festas temáticas, o pessoal falando que o acampamento era maneiras pacas, acabei criando certa ansiedade.

No momento eu estava tendo uma guerra espiritual dentro de mim, estava cometendo vários pecados, fazendo várias besteiras, e depois pedia perdão a Deus, achando que esse era o certo. Fui criado na 2º Igreja Batista em Irajá, então sempre estive sendo guiado no caminho certo. Só que em algum momento, em meio aos problemas, eu quis desviar um pouco. E então tudo começou.

Saímos lá de Monte Alto numa caravana que ainda ia pegar um pessoalzinho que estava na Tijuca (a caravana deles era maior que a nossa) rumo à Arujá. Quando cheguei lá, fiquei meio assustado. Uma grande quantidade de pessoas semelhantes e diferentes de mim, em vários aspectos, mas que lá no final, estariam na mesma posição que eu.

E como eu era meio doido, dois dias seguidos antes de irmos, eu acordava às 06h da manhã para correr uns 6 km para não estar despreparado, mas isso não adiantou muito... Pelo menos serviu pra dar uma finta em um canibal, como podem ver em seus DVD’s!

A sensação que tive enquanto estava no JV era de que eu não estava sozinho. Aquela sensação de conhecer novas pessoas e principalmente de me aproximar mais de Deus era constante. O que me surpreendeu foi quando eu vi uma garota chorando sozinha, então fui falar com ela... Depois que conversamos um pouco ela me disse: “Eu estava pedindo ao Senhor que me mandasse alguém desconhecido para vir falar comigo”.

Pronto. Naquele momento eu vi que estava ali por alguma razão. Fiquei surpreendido porque Deus nos coloca em certos lugares que por mais que às vezes nós não percebamos, Ele está nos usando.

É muito dicífil descrever em texto como o JV foi importante na minha vida, como me mudou, como me reanimou. Mas uma coisa é certa: vale muito à pena, tanto para as pessoas que já estão bem e querem sentir aquela sensação gostosa que falei, quanto para as pessoas que, como eu, estavam precisando de algo para animar, para reviver os sentimentos perdidos ao longo do tempo, e o sentimento de estar seguro no relacionamento pessoal com Deus.

Por: Pedro Paulo Furtado